terça-feira, 9 de julho de 2013

Databend - Sonification

Neste post vou descrever um processo que uso para manipular imagens e compor com seus canais de cor utilizando um editor de áudio como ferramenta gráfica.
Para demonstrar usarei um editor de áudio chamado 'Cool Edit' (atual Adobe Audition) mas, em princípio, o mesmo processo deve funcionar em outros editores similares.
A primeira coisa a fazer é abrir a imagem escolhida no Photoshop e convertê-la para 'CMYK' - Image>CMYK Color. 'CMYK' é um espaço de cor utilizado para impressão onde as imagens são compostas por quatro canais de cor, respectivamente o ciano (C), o magenta (M), o amarelo (Y) e o Preto (K).
A seguir devemos verificar as dimensões em pixels da imagem (estes valores serão importantes para conseguir reabrir corretamente o arquivo). Feito isto a imagem deverá ser salva no formato 'Photoshop Raw'.


Verificar o tamanho da imagem a ser usada: abrir a imagem no Photoshop e clicar image>image size.






















Salvar a imagem no formato Photoshop Raw.




























Escolher o formato 'non-interleaved', Header: 0.
'Non-interleaved' significa que os canais de cor da imagem - ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e o Preto (K) - serão descritos sequencialmente no código fonte do arquivo 'raw', ou seja um bloco de informação específico para cada canal de cor, codificados separadamente nesta sequência: CMYK.
'Header: 0' significa que o arquivo não terá cabeçalho, ou seja, não constará no seu código fonte nenhuma informação referente ao tamanho da imagem, formato do arquivo, número de canais de cor, entre outras. Por isso é importante sabermos o tamanho do arquivo em pixels e o número de canais de cor em que foi salvo para poder reabri-lo posteriormente.
O cabeçalho é uma parte do código fonte que não pode ser alterada no editor de áudio, pois uma vez modificado o Photoshop não consegue reabrir o arquivo, por isso devemos salvar o arquivo com 'Header: 0' para podermos alterar seu código fonte no editor de áudio sem corrermos o risco de 'quebrar' o arquivo.

















No editor de áudio 'Cool Edit' abrir o arquivo da imagem que foi salva no formato 'Photoshop Raw' (file>open). Por padrão o 'Cool Edit' reconhece arquivos codificados como 'raw', mas em alguns outros editores de áudio como o 'Audacity', ao invés de abrir, temos que importar o arquivo.
Ao abrir  o arquivo no 'Cool Edit' vão aparecer duas janelas nas quais configuramos a forma como o arquivo 'raw' será transformado em áudio, neste caso '44100 - mono - 16bit - 8-bit A-Law Compressed':







































Quando o arquivo é carregado no 'Cool Edit' ou no 'Adobe Audition', é padrão começar a rodar o áudio automaticamente. Você pode ouvir a imagem se quiser, mas para efetuar as modificações nos canais de cor é necessário parar a execução do áudio.
Abaixo o arquivo da imagem carregado no editor de áudio, com seu código fonte representado como uma onda sonora (em verde):

























A primeira quarta parte da onda sonora corresponde ao código fonte do canal de cor ciano (C), a segunda ao canal de cor magenta (M), a terceira ao canal de cor amarelo (Y) e a parte final corresponde ao canal de cor preto (K):

















Os canais de cor são representados desta forma no Photoshop:





























A seguir vou fazer a primeira modificação na imagem. Vou manipular o segundo canal de cor, o magenta (M). Para isso vou selecioná-lo arrastando o cursor sobre ele e vou escolher a opção 'Reverse', a qual num arquivo de audio equivale a inverter o sentido da execução, ou seja, rodá-lo de trás para frente. Conforme figura abaixo:



Agora é só salvar o arquivo no editor de áudio e reabrir o arquivo no Photoshop. Ao reabrir a imagem aparecerá uma janela onde teremos que informar o o tamanho da imagem original em pixels, o número de canais de cor (4 canais pois a imagem é CMYK) e a ordem dos canais de cor (opção 'interleaved' desmarcada):

























Abaixo o resultado, inverter o áudio equivale a rodar 180 graus o canal de cor:


Vou fazer uma segunda modificação no canal de cor magenta. Escolherei a opção 'amplify' para aumentar o volume do áudio em 18 decibéis, o que aumentará a intensidade da cor neste canal:







































O resultado:




















Aplicarei 'eco' no canal de cor magenta:
















Vou escolher o preset '50s Sheen':




























O resultado:




















Agora selecionarei o canal de cor preto (K):
















E aplicarei o efeito 'chorus' para distorcer o canal do preto:
















Vou escolher o preset 'AcousticDuet':
























O resultado:




















Vou selecionar o canal de cor ciano (C):
















Aplicarei o efeito 'MultitapDelay' (que provoca atrasos e repetições em partes do áudio):
















Escolherei o preset 'Premonition':




























Agora vou inverter a luz do canal ciano usando a opção 'Invert':
















O resultado:




















Selecionarei agora o canal do amarelo (Y) e usarei a opção 'Reverse':
















E então a opção 'Invert':
















E o resultado:




















Resumindo o processo: Reverse (M); Amplify (M); Echo>50s Sheen (M); Chorus>AcousticDuet (K); Multitap Delay>Premonition (C); Invert (C); Reverse (Y); Invert (Y).

Inverter a luz dos canais de cor - nas suas mais diversas combinações possíves - permite algum controle sobre a cor;

Amplificar os canais de cor nos dá um controle adicional sobre a intensidade e tonalidade das cores e também um certo controle no contraste;

Reverter ou girar os canais de cor gera possibilidades criativas relativas ao controle da forma e da composição, além de gerar as cores intermediárias por sobreposição;

A aplicação de efeitos de áudio, além das possibilidades criativas e de composição, abre um leque de possibilidades na criação de texturas a serem exploradas e adicionadas ao resultado final.


A seguir mais algumas imagens obtidas explorando as diversas possibilidades do editor de áudio na manipulação e composição com os canais de cor da imagem:










































Algumas variações feitas a partir de canais de cor isolados:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário