sexta-feira, 19 de julho de 2013

WDP (jpeg-xr) Glitch III

Vou fazer uma experiência de edição direta do código fonte de um arquivo wdp (jpeg-xr), utilizando o  'Notepad++'. Para comprimir (salvar) as imagens no formato 'wdp' utilizarei um 'plugin' que instalei no meu Photoshop CS3.
Partirei de uma imagem de 2048x2048px (abaixo). A edição do seu código fonte resultará num arquivo corrompido de 65288x2048px (23x0,72 metro, 72dpi).
Vou trabalhar em '256 tons de cinza' (grayscale) com profundidade de cor de '32 Bits/Channel' (é possível fazer o mesmo procedimento utilizando 8 Bits/Channel e 16 Bits/Channel, porém tenho conseguido resultados mais interessantes em 32 Bits/channel).


Mine Rescuer - Library of Congress

O processo:
1 - Instalar o 'plugin' para compressão wdp no Photoshop;
2 - Escolher uma imagem qualquer, recortá-la ou redimensioná-la para 2048x2048px - 72dpi. Convertê-la para tons de cinza (image>mode>grayscale), então a converter para 32 Bits (image>mode>32 Bits/Channel);
3 - Salvar como wdp com as configurações abaixo (diversas configurações diferentes desta podem ser feitas, afetando o resultado final de diferentes maneiras):

































4 - Abra o arquivo wdp no Notepad++, tecle 'ctrl+f' e localize a expressão WMPHOTO (marcada em verde na imagem abaixo);


















5 - Edite o código da forma indicada nas duas imagens abaixo. Alterar a posição do terceiro caractere após a expressão WMPHOTO (marcado em vermelho), reposicionando-o conforme mostra a segunda imagem:

Código antes da edição - o caractere marcado em vermelho deve ser movido para a posição indicada na imagem seguinte.


Código depois da edição


De uma maneira geral, denominando os 3 primeiros caracteres imediatamente após WMPHOTO como A, B e C, a edição a ser feita no código fonte segue o seguinte esquema:

Antes:
WMPHOTO___ ___ AB___ ___ C ___

Depois:
WMPHOTO___ ___ AB___ C ___ ___


6 - Salvar as modificações e reabrir o arquivo wdp o no Phototoshop. Este arquivo corrompido, ao ser reinterpretado pelo Photoshop, gera uma imagem de 65288x2048px a partir da original de 2048x2048px. Abaixo a imagem resultante (1,4% zoom):

Imagem final: 65288x2048px / 23,0 x 0,72 metro, 72dpi (1,4% zoom)




Abaixo alguns recortes da imagem final em tamanho real (1:1 - 100% zoom):

Recorte da imagem final - 900x900 px - 1:1


Recorte da imagem final - 900x900 px - 1:1


Recorte da imagem final - 900x900 px - 1:1


Recorte da imagem final - 900x900 px - 1:1


Recorte da imagem final - 900x900 px - 1:1


Recorte da imagem final - 900x900 px - 1:1


A seguir o mesmo procedimento, mas com outra configuração de compressão ao salvar a imagem, com a opção 'overlap > two levels':



O mesmo procedimento de edição do código fonte no Notepad++:

Código antes da edição - o caractere marcado em vermelho deve ser movido para a posição indicada na imagem seguinte.


Código depois da edição


Da mesma forma este arquivo corrompido ao ser reaberto no Photoshop gera uma imagem 32 vezes maior, medindo 65288x2048px, mas com a opção 'overlap > two levels' obtemos texturas mais complexas. Abaixo alguns recortes da imagem final em tamanho real (1:1 - 100% zoom):












A seguir vou aplicar as mesmas configurações de compressão do primeiro exemplo, mas ao invés de utilizar uma imagem em escala de cinza com profundidade de cor de 32 bits/channel, vou converter a imagem para 16 bits/channel (image>mode>16 bits/channel) antes de salvar como wdp, conforme a figura:



E o mesmo procedimento de edição do código fonte no Notepad++:

Código antes da edição - o caractere marcado em vermelho deve ser movido para a posição indicada na imagem seguinte.


Código depois da edição.


Abaixo alguns recortes da imagem final em tamanho real (1:1 - 100% zoom):









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